quarta-feira, 16 de novembro de 2011

da série - é preciso ter coragem de ser feliz (vila união)

morar no vila união é uma bênção!
primeiro porque se está entre a rodoviária e o aeroporto - e é sempre bom ter por onde escapar, se isso for preciso...
segundo porque aqui se misturam os que muito têm com os que quase nada têm, no sentido material  - e ainda aqueles que, não tendo, acham por bem expropriar quem tem (não por acaso já fui várias vezes assaltada, o que em nada muda minha opinião a respeito do bairro).
terceiro, porque se pode dispor de uma lagoa - a lagoa do opaia.
agora tomei por costume, quando posso, ir caminhar à sua volta de manhãzinha e de tardezinha.
é uma maravilha poder, mesmo poluída, ter uma fonte d'água tão bonita por perto. há garças, há marrecos - e há a lição que nos ensina a lagoa, de tudo absorver a despeito do que se lhe dá. considerando todos os dejetos que lhe são dados, a lagoa é mesmo muito linda ainda - e uma grande mestra.
à tardinha, há toda uma gama de gente que ou vende churrasco ou vende milho, ou joga futebol ou fuma embaixo de uma árvore, ou faz piquenique à beira da lagoa (há umas senhorinhas que as vejo sempre, sobre uma toalha, olhando crianças que se esbaldam brincando em redor) ou mesmo se banha na lagoa poluída - enfim, são muitas as possibilidades.
mas do que mais gosto é da energia da água. outro dia senti-a tão forte que parecia falando comigo. acho que tem me percebido entre triste e tensa, nos últimos tempos, e tentou me dizer que o maior milagre é mesmo o da vida, vivida sem mais pensar, vivida de graça.
como adoro "a graça", no seu sentido mais amplo, e o que vem "de graça", no sentido do cotidiano, aquietei meu coração. se a lagoa murmurou isso, quem sou eu pra não rir - de mim, do destino, dos senões!...  
não é à toa que um dia fiz uma canção assim:


A LAGOA É UM BEM
É MEU BEM A LAGOA!
COMO VOU FICAR BEM
SEM CUIDAR DA LAGOA?

ELA É PARTE DE MIM
É UMA PARTE TÃO BOA!
GOSTO TANTO DE MIM
QUANTO DESSA LAGOA!

AIA AIA AIA
A LAGOA DO OPAIA
MORA, MORA BEM
DENTRO DO MEU CORAÇÃO!
FAZ PARTE DA VIDA
E DA LUTA DO MEU BAIRRO:
A LAGOA É VILA –
É O VILA UNIÃO!

(pena não ter nenhuma foto da lagoa pra colocar...)





Nenhum comentário:

Postar um comentário