quinta-feira, 24 de novembro de 2011

da série amig@s - vizinhos de alma


Ter vizinhos é um sine qua non, se não se é um ermitão – e, ademais, numa cidade como Fortaleza.
Agora ter bons vizinhos é uma graça. Às vezes não se chega a ela sem uma longa trajetória. Vizinhos vêm, vizinhos vão – até que um dia chegam aqueles ou aquelas com os quais não só se troca uma xícara de açúcar ou se pede pra guardar uma chave pra entregar a quem vai chegar, mas com quem você se entende no que diz respeito aos assuntos da alma.
Assuntos da alma não são pra qualquer um/a.
Não que todo mundo não os tenha, mas pouc@s se dispõem a encará-los.
Dá trabalho.
Às vezes dói.
E muita gente anda surda ao que grita a sua alma, o seu inconsciente, enfim...
Mas eu falava de vizinh@s.
Se pudesse, a tod@s desejaria como presente de natal ou de ano novo: tenha bons vizinhos!
Vizinhos com quem se possa, sim, trocar uma xícara de açúcar e pedir pra guardar uma chave, mas que não se espantam porque você tem muitos gatos e gatas e, um dia, chegam com um cachorro – que late, é verdade, mas nem isso nos incomoda, porque ela é uma pequenina linda, chamada Saôre, que eu chamo de Sasá, e que quando eles saem, e ela foge, vem se refugiar aqui, no meio da casinha e dos gatinhos... Vizinhos com quem se possa jogar conversa fora, conversa dentro, fazer planos ou livros, ir à praia ou ao cinema, rir dos meninos (de idade e dos que ainda teimam em ser...), fazer festa (mesmo sem planejar), reunir, almoçar, jantar, fazer bazar, até passar um tempo sem se falar, porque cada um tem a sua vida e tem horas que se vai fazer outras coisas – mas sem mais esperar, de novo ver, de novo encontrar, de novo ser feliz. Vizinhos com quem simplesmente estar é já motivo pra ser feliz.
Nunca antes eu tinha tido vizinhos assim. Já tinha tido bons vizinhos – uma vizinha, até, que se tornou amiga e nos visita até hoje. Mas vizinhos de alma são outra coisa.
Por isso acho que a vida é sempre muito generosa.
Tem um pensamento, sufi eu acho, que diz que deus não fecha uma porta se não for pra abrir pelo menos 10 janelas.
Eu estou com as minhas todas abertas!
 (pro bruno, renatinha, biel e benjamin)


2 comentários:

  1. Valorizar esses encontros faz toda a diferença!!

    ResponderExcluir
  2. gente que legal!!!!
    amei tudo...
    mas....

    quem reparou que a foto doportao tah de cabeça pra baixo?rs

    ResponderExcluir